SOBRE DESENHO INDUSTRIAL: Desenho de Produto, Comunicação Visual

Sobre Desenho Industrial

Esdi 15 Anos

Rio 1977

Joaquim Redig - ISBN 8588244128UniRitter – ISBN 8588244128

Porto Alegre 2005

SOBRE JOAQUIM REDIG E DESENHO INDUSTRIAL/DESIGN

Luiz Vidal Negreiros Gomes

Joaquim Redig é um dos primeiros pensadores/escritores do Desenho Industrial brasileiro. Nascido, em 1946, no Rio de Janeiro, Redig foi estudante das turmas iniciais da Escola Superior de Desenho Industrial, internacionalmente conhecida como ESDI. Quando essa importante instituição de ensino da Universidade do Estado do Rio de Janeiro completou 15 anos, em setembro de 1977, Redig presenteou não apenas sua Escola, mas também – como a História do Desenho Industrial brasileiro nos diz – profissionais, pesquisadores e, essencialmente, estudantes e professores com seu livro Sobre Desenho Industrial.

Pode-se dizer que Joaquim Redig está para o Desenho Industrial/Design no Brasil, assim como pensadores do calibre de Walter Gropius, Bruce Archer e Henry Dreifuss estão, respectivamente, para a Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos da América.

O livro é uma reedição em fac-simile da primeira publicação brasileira voltada especificamente a definir a atividade do designer no país. Lançada em 1977 pela Esdi (Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro), a obra apresenta-se, segundo o autor, “como matéria-prima conceitual, insumo a ser usado na produção de conceitos”. Em formato A4 horizontal, o livro tem suas páginas coladas na base, formando uma sanfona. Além disso, o modo utilizado pelo autor para expor suas idéias segue o modelo da poesia concreta, instigando o leitor a construir os conceitos no próprio percurso da leitura.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: